Agradar a quem mesmo?

Na semana passada compartilhei uma reportagem intitulada ” Segundo psicólogos fazer bolos e doces para os outros faz bem a saúde mental” A reação foi imediata, muitas pessoas se identificando e compartilhando. Um sinal de que assinam embaixo!

E comigo não poderia ser diferente, numa breve confissão a ideia da Arquitetando Sabores nasceu deste sentimento prazeroso de  agradar os outros através de presentinhos comestíveis. Mas agradar a quem mesmo?

De fato segundo a reportagem, esta intenção de agradar é mais ampla do que simplesmente agradar aos outros. Quem não conhece aquela pessoa que ama cozinhar, mas ama mais ainda ver comerem seu quitutes. Quando falo isso, lembro imediatamente da  minha prima Marilda Brito e seus bolos que são compartilhados com amigos e parentes. Da última vez que veio me visitar trouxe na mala receitas dentre as quais  o meu preferido: Bolo de Fubá Fofinho, que tem uma casquinha de açúcar com canela maravilhosa. Puro amor!

Cozinhar é sim uma terapia laboral. Lembro do tempo em que fiz análise, e a psicóloga me perguntou o que me dava prazer. Lembro que parei para pensar (mal sinal). Pensei na minha profissão. Tinha tudo para dizer que era o meu trabalho, afinal como arquiteta e restauradora amo o que faço e meu momento profissional estava ótimo, meus trabalhos não saiam da mídia repercutindo se forma positiva. Pensei na família. Meu filho estava com dois anos e meio, saudável e carinhoso como sempre. A alegria da casa. Mas eu estava sobrecarregada e meu momento de paz e tranquilidade era na cozinha. Ali relaxava concentrada nos ingredientes. Sim, minha resposta era cozinhar!

Planejar as receitas, separar os ingredientes, pesar, misturar , sentir o aroma de um bolo assando. Tudo isso é revigorante! Sem contar que a casa fica com outro clima. Qualquer casa se transforma em lar quando se tem um bolo saindo do forno.

Bem, vou ficar por aqui. Afinal as bolachinhas amanteigadas não podem assar muito e o cheirinho já está invadindo o escritório.

dough-2943748_1920

Verônica Di Benedetti

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: